sábado, 3 de outubro de 2015

OS MAIAS - de ontem e hoje - histórico do artista.



(AS EXPOSIÇÕES E AS RÉPLICAS)


Desde minha adolescência, me interessei por duas civilizações antigas: egípcios e povos pré-colombiano - em especial os maias 

Por toda a vida desenvolvi projetos culturais sobre esses povos, expondo sempre réplicas de minha autoria a eles relacionadas nos diversos aspectos de suas civilizações, criando no decorrer de muitos anos,diversas coleções de arte com essas obras.

Durante muitos anos os maias estiveram presentes, porem os egípcios por sua grandeza e mistérios, sempre me absorveram mais neste trabalho.

Em 2007 aproximadamente, o interesse pelos maias aumentou e passei a trabalhar com sua cultura.

Fui então do deserto para a selva; de um povo morto (sufocado através de muitas conquistas por diversos povos que levaram seus costumes e crenças) para um povo ainda vivo que conservou suas tradições, espiritualidade e idioma, apesar do massacre da imposição cultural e religiosa que acompanhou a entrada dos espanhóis no 'Novo Mundo'. Foi o que me encantou, fascinou e me despertou conhecê-los.






(ver OS MAIAS - de ontem e hoje - AS EXPOSIÇÕES)

Nos dias atuais, estou ainda cada vez mais interessado em conhecer a intrigante civilização MAIA, com seu exuberante legado arqueológico, como também aos poucos estou começando a ter contato com seu legado vivo, que são os maias contemporâneo e sua espiritualidade ancestral.

Graças ao estímulo incentivo e apoio de Juan Carlos Romera, que conheci em 2011 em São Paulo, tive a felicidade de poder fazer duas viagens à Guatemala - uma em 2013 e outra em 2017 - tendo assim tido um contato mais próximo com Museus, sítios arqueológicos e com o povo contemporâneo.


Juan Carlos Romera - (Tata Juan)
Nascido na Guatemala. È psicólogao transpessoal.  Sacerdote na tradição Maya K'iche, um "Ajq'ij", ou xamã.  Foi iniciado por Tata Otto Orellana Acajabón, um membro do Conselho de Anciãos Mayas de Guatemala.
Atualmente reside em Madrid, Espanha, e seu foco são a investigação e difusão da Sabedoria Ancestral Maya, organizando viagens aos lugares sagrados na Guatemala, encontros internacionais entre povos indígenas, fazendo conferências e cursosno mundo inteiro.
É fundador e presidente da Asociación Kab'awil, cujo objetivo é apoiar e fomentar o bem-estar comunitário nas aldeias Mayas que ainda conservam suas tradições e conhecimento ancestral.



Ver entrevista com Tata Juan Carlos - 
https://www.youtube.com/watch?v=rY0PJLKpVek

La espiritualidad maya en los tiempo modernos)





Além das exposições - "OS MAIAS de ontem e hoje', trabalho também com réplicas de algumas peças para comercializar no local das exposições e para pessoas interessadas.




Desenho de linha das duas partes que compõe o relevo de jogador de pelota, aqui reproduzido um dos lados e que se encontra no: "National Museum of the American Indian" - New York. 600 - 900 d.C. - proveniente de Corona - Petén - Guatemala.


O joga de pelota fazia parte integrante da vida política e ritual dos maias. Em campo, os jogadores podiam desafiar os deuses das trevas, enfrentá-los e vencer a morte. Não se sabe ao certo quantos eram os jogadores de cada equipe.  O jogo era violento e a bola extremamente dura e pesada, com uns 20 cm. de diâmetro e só podia ser golpeada com os cotovelos, a cadeira e os joelhos.   A partida terminava quando uma das equipes marcava o primeiro gol através de um dos aros de pedra perfuraa no meio das laterais do campo.   Os hieróglifos desenhados diante do rosto do jogador do relevo, mencionam seu nome e um título: "pitzil" (jogador de pelota).

Desde 2013, foram acrescentadas à essa colação que compõe a exposição "OS MAIAS - de ontem e hoje", objetos e itens contemporâneos que trouxe da Guatemala para enriquecer o acervo.
As peças da cultura maia clássica, que compõe o acervo desse projeto, foram todas confeccionadas por mim, tendo por base originais fotografados em Museus da Guatemala, bem como referências encontradas na internet.




Réplica em resina do peitoral descoberto 2015 em "Nim Li Punit" (Belize) - 672 d.C.
O peitoral foi entalhado em jade e tem a forma de um T = "Ik" - que significa vento e respiração. (foi então dedicado ao deus do vento). Os 30 hieróglifos escritos na peça revelam importantes relações rituais e politicas entre cidades maias e seus governantes. A peça foi feita na cidade de Caracol e foi levada para Lim Li Punit (Belize). O texto fala sobre um lord de Caracol que veio para fazer um ritual, participar de um evento de dispersão, uma forma de sacrifício ritual. Seu nome era Janaab K’inich. Ele também fala sobre sua mãe, cujo nome era a Senhora Sagrada, e seu pai também é mencionado aqui.







quinta-feira, 1 de outubro de 2015

OS MAIAS - de ontem e hoje - AS EXPOSIÇÕES


 OS MAIAS - civilização e cultura na América pré - colombiana


 A chegada dos europeus à América significou total destruição para a vida dos povos que já habitavam o continente. Massacres, fome, doenças e imposição cultural acompanharam a entrada de portugueses e espanhóis no Novo Mundo.

 Resgatar a cultura dos povos que viveram no continente antes da chegada dos europeus – chamados de Povos Pré-Colombianos – é o objetivo dessa exposição. Nesse sentido, essas culturas devem ser conhecidas e respeitadas, pois sua rica herança cultural exerce ainda profunda influência em diversas sociedades atuais.

 Na América Central o povo que mais se destacou foi o Maia, com suas grandes construções em pedra e uma arte refinada, movidas por uma religião fascinante, avançados conhecimentos científicos, como na área da medicina e da astronomia, e estruturas político-administrativas que permitiram sua existência por séculos.

A cultura Maia conservou ate os dias atuais uma tradição espiritual/religiosa cujos elementos são conhecidos fora das fronteiras da Guatemala.


As réplicas de arte maia da exposição são de minha autoria e foram confeccionadas de acordo com fotos que tirei em Museus na Guatemala, alem de pesquisas em realizadas em livros e na internet.

Os cartazes didáticos contaram também com a pesquisa do Prof. Dr. Maurício Schneider. As fichas explicativas tiveram a participação de Alex de Felix.

Recentemente o Ajq'ij, (sacerdote maia) Juan Carlos Romera tem contribuído com esse trabalho no que se refere a espiritualidade maia contemporânea.

Nesse sentido didático e cultural, a mostra é auto-explicativa, pois cada peça é acompanhada de uma ficha com informações sobre o item apresentado.



Imagem de tecelã, matracas e exemplo de tecidos feitos em tear manual contemporâneo


Incensos, incensários e reina copal, provenientes de Chichicastenango - Guatemala



 

Exemplo de altar maia contemporâneo usado em cerimônias do fogo sagrado.






























OS MAIAS 
 MUSEU EGÍPCIO ROSACRUZ - CURITIBA-PR - 2014 - 2015

























 

































________________________________________________________________________________

"OS MAIAS - civilização e cultura na América pré-colombiana"

Histórico das exposições:

2009
‘Heranças da América pré-colombiana’ em conjunto com “OS MAIAS – civilização e cultura na América pré-colombiana” - Museu de Antropologia de Jacareí – SP.

2010 
“OS MAIAS – civilização e cultura na América pré-colombiana” – Museu Histórico e Pedagógico D.Pedro I e Dona Leopoldina – Pindamonhangaba – SP.
“OS MAIAS – civilização e cultura na América pré-colombiana” – Centro de Cultura – Ponta Grossa – PR.

2011
 “OS MAIAS – civilização e cultura na América pré-colombiana” – Museu Hermínio Bueno – Mogi Guassu – SP.
 “OS MAIAS – civilização e cultura na América pré-colombiana” – Centro Cultural Taiguara – Poá – SP.

2012
 “OS MAIAS – civilização e cultura na América pré-colombiana” – Loja Rosacruz São Paulo AMORC – São Paulo – SP.
 “OS MAIAS – civilização e cultura na América pré-colombiana” – Espaço “Fênix” – São Paulo – SP. 
“OS MAIAS – civilização e cultura na América pré-colombiana” – Museu Municipal de Itaquaquecetuba  – SP.
 “OS MAIAS – civilização e cultura na América pré-colombiana” Casa de Cultura Prof. João Augusto de Mello – Guaíra – SP.

2013
 “OS MAIAS – civilização e cultura na América pré-colombiana” – Prefeitura Municipal de Arujá – SP.
“OS MAIAS – civilização e cultura na América pré-colombiana”  Shopping Penha – São Paulo – SP. 
“OS MAIAS – civilização e cultura na América pré-colombiana”  Museu Municipal José Raphael Tosnano – Jaú – SP.
 “OS MAIAS – civilização e cultura na América pré-colombiana”  Museu Municipal Oswaldo Russomano – Bragança Paulista – SP.

2014
 “OS MAIAS – civilização e cultura na América pré-colombiana” – Museu de Antropologia do Vale do Paraíba - Jacareí– SP.

2014 / 2015
 “OS MAIAS – civilização e cultura na América pré-colombiana” – Museu Egípcio Rosacruz - Curitiba - PR.


"OS MAIAS – de ontem e hoje"

2017
 “OS MAIAS – de ontem e hoje” – Loja Rosacruz São Paulo AMORC – São Paulo – SP .

2018
 “OS MAIAS – de ontem e hoje” – Loja Rosacruz São Paulo AMORC – São Paulo – SP .

2021
 “OS MAIAS – de ontem e hoje” – Mystic Fair - São Paulo EXPO – São Paulo – SP .
 “OS MAIAS – de ontem e hoje” – Loja Rosacruz Lapa - AMORC – São Paulo – SP .

2022
 “OS MAIAS – de ontem e hoje” – Museu da Magia e Bruxaria – São Paulo – SP .
 “OS MAIAS – de ontem e hoje” – Loja Rosacruz Osasco AMORC – São Paulo – SP .



























Exposição da cultura Maia na Loja Rosacruz LAPA, em São Paulo / SP.
Faz parte de um projeto didático e cultural sobre" OS MAIAS DE ONTEM E HOJE"
Estão sendo expostas réplicas de arte maia de minha autoria, onde são mostrados diversos aspectos da vida daquele povo, como vida cotidiana, religiosa e artística.
Cada peça é acompanhada de fichas explicativas, além dos cartazes informativos.
A exposição teve início em 14 de Agosto de 2021 e poderá permanecerá até o final do ano.
Endereço: Largo da Lapa, 178
Lapa de Baixo - São Paulo - SP
Fone: 11 3615-2511
http:lojalapa.amorc.org.br
Loja Rosacruz Lapa, AMORC